segunda-feira, 2 de março de 2009

Governo cria guarda ambiental de 50 homens para cuidar de 80 milhões de hectares

"02/03/2009 - 16h21
Governo cria guarda ambiental de 50 homens para cuidar de 80 milhões de hectares
Piero LocatelliDo

UOL Notícias
Em Brasília
O ministro da Justiça, Tarso Genro, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, formalizaram nesta segunda-feira (2) a criação de uma Companhia Especializada em Guarda Ambiental. Ela contará inicialmente com 50 membros para cuidar de todo o território nacional, combatendo o desmatamento e o extrativismo ilegal. A força será responsável por cuidar dos quase 80 milhões de hectares de parques federais no país.
A criação da guarda foi feita pelo presidente Lula em setembro de 2008. Porém, até agora ela não havia sido regulamentada.Os 50 alunos são policiais e bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública. Eles estão recebendo aulas de políticas públicas, ecologia, biologia, geografia geral e policiamento da fauna durante 30 dias.A idéia dos ministérios é formar mais 350 guardas até o final do ano. Minc disse que o objetivo de ter até 2.000 pessoas cuidando dessas áreas será mantido. Ao efetivo, serão somados até mil agentes da Policia Federal. Segundo o ministro, um concurso deve ocorrer no segundo semestre deste ano.Minc disse que deve haver um apoio maior da União aos Estados. O Ministério do Meio Ambiente deverá disponibilizar carros, GPS e helicópteros. Em contrapartida, os Estados deverão aumentar seus efetivos de proteção ambiental.Uma das portarias assinadas hoje determina que quando a Força Nacional for requerida por órgãos federais não será mais necessário a autorização dos governos estaduais. Atualmente, era necessário o governador solicitar formalmente a presença da Força no seu Estado. Segundo o Ministério da Justiça, essa mudança visa tornar mais rápidas as operações."


Os números começaram modestos, mas há promessa de aumento do efetivo. A grande dúvida é: ambientalistas devem ser policiais ou policiais devem ser ambientalistas? O cumprimento da lei deve ser com energia. Multas devem ser aplicadas, quando necessárias, prisões devem ser efetuadas, no flagrante. Agentes não podem ser intimidados, devem ser respeitados. Esse respeito não vem junto com o cargo, é necessário merecê-lo. A iniciativa é boa, vamos acompanhar de perto. Em tempo: que os requisitos dos candidatos ao concurso sejam pertinentes a área de atuação, chega de generalidades, como por exemplo exigir apenas segundo ou terceiro grau em qualquer área! Devem ser pessoas capacitadas para a função.