quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Nível do mar

Deu no UOL
http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/efe/2009/02/17/ult4429u2028.jhtm

A coisa é de se preocupar. Um bloco de gelo hoje, outro amanhã, não altera somente o nível do mar, como também sua salinidade. Mais água doce no mar o tornará menos salgado. Espécies que não se adaptarem a nova salinidade irão desaparecer. Certas algas não proliferam sob determinada variação de temperatura, certos animais marinhos se alimentam dessas algas.
Lembro me, quando pequeno, íamos nas férias de janeiro para Praia Grande, SP. A faixa de areia era larga, ao entrar na praia, pela avenida, a areia era mais fofa, ( onde ficava o pessoal que gostava de bater uma bola) ficávamos uns vinte metros adiante, dali até o mar, era uma caminhada desestimulante para uma criança, (não tenho noção de distância daquela época) era chato ir buscar água no baldinho toda hora para eu e meus primos enfeitar os castelinhos de areia. Hoje a faixa de areia não está tão larga. Fiquei pensando nisso da última vez que lá estive "Acho que eu cresci, a sensação de distância diminuiu". Não tinha ninguém jogando bola, mas imaginei um campinho, medi certa distância no olhômetro, imaginei onde estaria...bem pertinho do mar. Será que era a maré? O nível do mar subiu? Se alguém acha a mesma coisa, poste aqui seu comentário.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

CO2 na atmosfera para salvar o mundo?

Segundo estudos do Sr. Anderson C.R. Soares, essa seria a solução. Aqui vai um link para que todos possam dar uma olhadinha.
(http://www.il-rs.org.br/site/arquivos/AquecimentoGlobal.pdf
Li o estudo, compartilhei-o com André Trigueiro. Sou uma pessoa democrática e humilde. Gosto de ler de tudo, considero sempre um aprendizado, mesmo que vá contra minha opinião. A única pessoa que eu pensei na hora, depois de ler o estudo foi o André. O André é muito mais tarimbado e experimentado quando se trata de desenvolvimento sustentável e emissões de CO2. Até o programa dele tem suas emissões de CO2 neutralizadas com plantio de árvores. Recebi do André um link do IPCC, um orgão Intergovernamental da ONU que trata de mudanças climáticas. E como disse André, o trabalho doSr. Anderson vai contra inúmeros trabalhos realizados pelo IPCC. Eu também acho que as alterações climáticas são antrópicas.
Não só a mudança climática, entretanto outros fatores nos levam a pensar em diminuir os níveis de CO2 na atmosfera. Segundo a OMS, 3 milhões de pessoas morrem anualmente devido aos efeitos da poluição atmosférica. Um estudo publicado na revista THE LANCET, em 2000, concluiu que a poluição atmosférica na França, Áustria e Suiça é responsável por mais de 40 mil mortes anuais, nesses três países. Cerca da metade se deve a poluição causada por emissões de veículos. Nos EUA, a poluição mata mais do que o câncer de mama e próstata juntos, cerca 70 mil. Quando falamos em queimar petróleo, não estamos falando somente em CO2. Temos CO, SO2, óxidos de nitrogênio, ozônio e os particulados. Se o Sr. Anderson quer repor CO2 na atmosfera, que seja de outra maneira.
E se alguém se interessar www.ipcc.ch/ .Eu estou lendo sobre mudanças climáticas e água.

Como perguntou Ciro "Há o que comemorar ?"

O código florestal está completando 75 anos, abaixo segue uma matéria publicada no estadão por um engenheiro agrônomo chamado Ciro Siqueira. Ciro, de forma resumida, traça uma linha cronológica sobre a base de criação do código. Nada tenho a acrescentar. Do mesmo jeito estaremos comemorando no dia 31 de agosto de 2011, 30 anos da Politica Nacional de Meio Ambiente, com a lei 6938. Estaremos comemorando? Do jeito que andam as coisas acho que não, seu eu estiver por aqui colocarei uma notinha no blog.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090211/not_imp321820,0.php