terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Fracassa lançamento de satélite para monitorar nível de CO2

Do UOL
"Terminou de maneira decepcionante uma ação inédita para monitorar a concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Por problemas técnicos, o satélite OCO, da Nasa, não conseguiu soltar-se do foguete de lançamento Taurus XL. O incidente ocorreu na manhã desta terça-feira na base da Força Aérea norte-americana em Vandenberg, na Califórnia. Pouco depois do lançamento, a Nasa percebeu falhas técnicas no satélite e acionou o plano de contingência.A equipe de lançamento estuda agora as causas do problema.O satélite OCO foi projetado para oferecer medições precisas do nível de gás carbônico na atmosfera terrestre, identificar sua origem, apontar onde ocorre sua absorção e qual a relação entre emissão e transformação do CO2. "

É uma pena. Um satélite desses poderia nos ajudar... e muito. Algumas pessoas acham que a concentração de CO2 na atmosfera ainda é pouca.

Um comentário:

  1. O satélite se foi, mas nos estamos aqui. E precisamos de consciência e ação. Mais do que tecnologias e ciências, precisamos cuidar da nossa Casa Comum. Se todos fizermos a nossa parte, ao invés de situações catastróficas e apocalipses, teremos transformações nunca antes projetadas pelos nossos líderes políticos. Precisamos viver além da política, além do mundo empresarial. A prioridade deve ser a vida, a tolerância, a conservação.

    Nessa semana, fiz um texto bem provocativo sobre a questão da motosserra no meu blog. Também fiz uma comparação entre a vida humana e a natureza. Citei o bambuzal, como símbolo de resistência, inclusive. Dê uma olhada. Inclusive, caso se interessem, autorizo a publicação desse ou de outros textos relacionados à ecologia no blog de vocês.

    Visite minha Casa, quando puder.

    O endereço é:

    (http://casadojulianosanches.blogspot.com/).

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir