quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Sobre energia alternativa...

"Um painel solar líquido, espalha como uma pintura. Aqui é a invenção extraordinária, nascido na Itália, o trabalho de uma equipe de pesquisadores que trabalham no Instituto para o Estudo de materiais nanoestruturados do CNR de mortadela e comercializados dall'austriaca Bleiner AG.
A ideia de criar uma pintura que podem transformar a luz solar em energia, funcionando como um verdadeiro painel solar, não é nova: dezenas de universidades e empresas em todo o mundo têm tentado e estão a tentar alcançá-la.
"Mas para ter sucesso", diz Thomas Bleiner, presidente do "nós estávamos em primeiro lugar. Este é o resultado de uma série de estudos realizados por um grupo liderado por Fabio Cappelli, Antonio Maroscia e Stefano Segato, que coloca a Itália na vanguarda. "
Photon No interior, este é o nome do produto patenteado, é uma verdadeira pintura, "diferente de todos os outros produtos similares. Não necessita de nenhum apoio pode ser aplicada diretamente sobre a superfície e espalhar ainda mais vezes, pois degrada. "
As vantagens do Photon Inside comparado aos tradicionais produtos fotovoltaicos parecem enormes: nenhum impacto ambiental ou arquitectónico, condições meteorológicas resistência, sem risco de roubo, pode ser aplicado em grandes superfícies de todo tipo. "Mesmo em um copo! Isto permite um ótimo desempenho: 50 metros quadrados lugar 3 KW, mas desde então você pode facilmente lidar com enormes áreas também irá receber grandes quantidades de energia. "
Os custos comparados aos tradicionais fotovoltaica são reduzidos para metade para um usuário típico (a família) ou de um prédio de três andares divididos em 6 apartamentos, cada um com um contrato de cerca de 3 KW, você deve pintar 288 metros quadrados fazer o telhado e / ou fachada para satisfazer a procura de energia, com um custo total de 59.400 euros.
Mas quais são os possíveis usos para Photon Exterior? "Todas as áreas em que é a condição fundamental leveza (náutico, aeroespacial, automotivo), então construção", disse Bleiner. A primeira aparição será no mercado da Marinha. Os painéis solares será pintado no Iate, que irá explorá-las para alimentar os equipamentos de bordo e do motor em caso de emergência.
Fonte: O Mundo, n.35, 29 de Agosto de 2008 "

Eu já tinha assistindo um pograma sobre o assunto no Management TV sobre o assunto. Devido ao alto custo dos paineis de silício, pesquisadores desenvolveram uma tinta que poderia ser aplicada sobre superfícies metálicas. O programa devia ser um pouco antigo, já que não era datado. O repórter perguntou ao responsável se o preçoo ficaria acessível ao ponto de todas as pessoas terem seus próprios conjunto de lâminas fotovoltaícas em casa. O pesquisador respondeu "Pra que as lâminas? Podemos pintar a casa com isso". Achei a idéia interessante, um sujeito colocou tantos paineis fotovoltáicos em casa que tinha dois relógios medidores: um de entrada, que era a luz que eventualmente consumia. Outro de saída, o excedente que seus painéis geravam era vendido a empresa geradora local. Abaixo postarei algumas idéias que achei interessante, geração de energia fotovoltáica e motoras, que podem ser geradas por vento ou outro movimento que gire o alternador de carro.



Esse video é interessante, um "homemade" em pequena escala. Ainda não o fiz, meio complicado juntar todos os ingredientes.




Outro legal, com um alternador movido por um motor elétrico, para efeito de apresentação. O mesmo alternador pode ser movido por água, vento, pedal, etc...




Esse outro, com alternador também, movido pelo vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário